quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Não esqueçamos nossas origens

Eu juro que entendo o sentimento de todo atleticano nessa semana que se passou. Sou do tempo, onde perder de 4 a 1 para o Cruzeiro, e logo depois perder para o Atlético Paranaense em casa culminava na demissão do técnico, e no afastamento de 3 ou 4 jogadores. . . Na verdade, já vi técnicos e jogadores caírem por muito menos que isso, muito menos mesmo.

Porém vivemos tempos diferentes. Vivemos uma época onde tropeços e apostas a longo prazo renderam frutos. Alguns podem não se lembrar, mas o Cuca quando foi contratado, perdeu 6 jogos consecutivos, e o Atlético estava como forte candidato ao rebaixamento. A diretoria estufou o peito, bancou a permanência do Cuca, e mesmo com um elenco bastante limitado, com a chegada de algumas peças, Cuca conseguiu nos livrar do rebaixamento com uma rodada de antecedência. Mas ai veio a última rodada do campeonato. O Galo com a chance histórica de vencer um clássico e acabar de empurrar o Cruzeiro para a série B. Só que com os jogadores do Galo por já terem cumprido sua meta, jogaram sem a menor vontade, e tomaram uma goleada histórica de 6 a 1 pro Cruzeiro. Sim, 6 a 1, motivo de vergonha, motivo de sobra pro Kalil demitir o técnico e demitir esses jogadores que desonraram nossa camisa. Mas o inacreditável aconteceu. . .

Nessa humilhação histórica, começou a nascer o Vice-campeão Brasileiro de 2012 e o Campeão da América de 2013. Sim foi na derrota que esse time mais cresceu, e com a chegada de reforços cruciais, reuniu forças para colocar o Galo novamente na prateleira de cima do futebol nacional. Time grande o Galo sempre foi, mesmo na série B, mostrou que grandeza não se mede em títulos, mas sim na paixão de seus torcedores. Paixão é algo que nunca faltou ao atleticano, desde seu nascimento até além de sua morte, o atleticano segue amando e torcendo pelo Galo. Porém o que vimos no ano passado foi o surgimento de um Atlético diferente, um Atlético com Ronaldinho Gaúcho, com pelo menos 7 jogadores de nível de seleção, sem dúvidas um dos melhores times da história do Atlético.

Por isso tudo que escrevi acima, entendo o motivo de alguns torcedores estarem chateados com as 2 ultimas derrotas do Galo, Entendo que alguns queiram protestar e pedir mais seriedade ao time. Mas precisamos entender, que esse time nos trouxe um título épico, que será lembrado por muito tempo não apenas por nós atleticanos, mas por todos que acompanharam a participação do Galo na Libertadores.

Tanto quem torceu contra como quem torceu a favor, admitem que esse título do Atlético foi um dos mais emocionantes e marcantes da Libertadores. Vamos cobrar foco dos jogadores, vamos cobrar raça, vamos exigir mais e mais títulos, afinal somos o Clube Atlético Mineiro, e a América é pouco pra nós. Mas apesar de cobrarmos, vamos nos lembrar das alegrias que vivemos anos passado e nesse primeiro semestre, nos lembremos da vitória épica por 3 a 2 contra o Fluminense no Independência no Campeonato Brasileiro de 2012, nos lembremos dos 3 a 0 contra o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro de 2000egalo, nos lembremos do 4 a 1 nas oitavas de final contra o tradicional São Paulo na Libertadores. . .

Enfim não deixemos que duas derrotas em nossa ressaca, apaguem tudo de bom que temos vivido, pois tenho certeza que muitas alegrias ainda nos esperam nesse ano 2000egalo não acabou. Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro que nos aguarde, porque a Máquina 2013 vem ai.

A América é nossa e queremos mais!




Leandro Figueiredo
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário