segunda-feira, 23 de abril de 2012

Carta ao elenco: devolvam meu Galo!


Quero nesta coluna explorar um tema ao qual a nação atleticana já deve ter lido inúmeras colunas, uma carta aberta aos jogadores, elenco, diretoria, enfim, todos os profissionais do futebol ligados ao Clube Atlético Mineiro. Porém quero abordar de uma maneira diferente das cartas que já li.

Não vou dizer aqui que estão em um clube que ganhou a primeira competição entre clubes em 1937, não vou dizer aqui que tem de estarem orgulhosos por estarem no primeiro time profissional de futebol a excursionar pela Europa em 1950 e ter um excelente aproveitamento no velho continente, trazendo um troféu (que existe, apesar do que os invejosos digam) que foi apelidado pela mídia nacional como “Campeão do Gelo”, não vou dizer que estão em um time que foi o primeiro campeão Brasileiro profissional de futebol em 1971, que foi líder do ranking da CBF até o início da década de 90. De um time que foi o primeiro campeão da Copa Comenbol, se sagrando bi campeão, é um torneio que apesar de tentarem desvalorizar, tinha na época um aproveitamento de libertadores (classificavam-se do 3º ao 5º colocado dos campeonatos) e teve vários times que hoje em dia figuram na Libertadores. Não vou insistir que estão em um gigante do Brasil, um time de garra, de raça, e com uma torcida apaixonada.

Quero que saibam o que muitos de vocês que estão em campo e que ano passado ajudaram a manchar a nossa história saiba o que temos, como torcedores que ouvir pelas ruas, por causa do que vocês e outros que vieram antes tem feito com a nossa camisa em campo.

As goleadas – Pra quem discorda vamos ao alguns números – em 2011 perdemos de 6 x 1, em 2009 e 2008 5 x 0 no primeiro jogo da decisão, 2004 perdemos de 3 x 0 o segundo jogo da decisão placar repetido em 1998 , em 1999 na final da supercopa dos campeões mineiros, perdemos de 5 x 1, todos esses placares contra nossos maiores rivais. Devolvemos apenas duas vezes as goleadas aplicadas, no primeiro jogo da final de 2006 – 4 x 0 pro Galo e em 2004 5 x 3 pro Galo na fase primeira fase do mineiro. Isso tirando derrotas de 5 x 1 para São Paulo, Grêmio, Fluminense, 6 x2 para o Corinthians, 6 x 1 para o Vasco, entre outras.

O Jejum de vitórias - De 06/05/2007 a 03/05/2009 chegamos a ficar 12 clássicos sem vencer nossos rivais. Quando vencemos por 3 x 0 em 12/07/2009, vencemos um time cheio de reservas e juniores, pois nossos rivais se poupavam para a decisão da Libertadores, este não vou incluir no rol das goleadas pois não jogamos contra o rival que queríamos vencer, jogamos com seus aspirantes e seus reservas. Este jejum ocorreu antes de 08/06/2000 a 26/05/2002, totalizando 10 jogos sem vitória (OK, tivemos 6 empates, mas mesmo assim foi um jejum), sendo quebrado com um 2 x 1 em 20/10/2002, desde 1968 algo assim não ocorria na história do clássico.
Os Títulos Mineiros – De 1991 até 2011 ganhamos apenas 6 títulos estaduais, nosso rivais 11 , sendo que em 1991 os times grandes não disputaram o campeonato mineiro.  Destes  11 títulos dos rivais, 7 foram em partidas contra o Galo na final, dos nossos 6, apenas 2 títulos foram vencidos conta nosso rivais nas finais.

Participações em brasileiros – Desde 2004, com exceção para a excelente campanha de 2007 (que infelizmente teve uma queda de produção no final), onde ficamos em sétimo lugar, o time tenta com unhas e dentes permanecer na série A. Chegando a cair em 2005, ganhando a Série B de 2006 e voltando a tentar permanecer em todos os anos seguintes.

Regionalmente, somos chamados de fregueses, de patético, de time sem títulos, nosso último grande título foi em 1997 quando ganhamos a copa Conmebol em sua época áurea, título Mineiro é muito pouco e nosso aproveitamento atual nesta competição está ridículo. Nacionalmente por nossas campanhas pífias desde 2004, ouvimos que somos um time de pouca expressão, um time pequeno, um time que entra para disputar a permanência na série A, um time de segunda categoria. Mundialmente conheci até hoje um Mexicano que sabia quem era o Galo por causa do Reinaldo e do Cerezo, ele tinha quase 50 anos, dos outros pouquíssimos conheciam o Galo.

Senhores: VOCÊS ESTÃO TORNANDO MUITO COMPLICADO DEFENDER VOCÊS!!! Somos uma torcida mal acostumada a entrar em campeonatos como favoritos, seja ele qual for! A brigar muito pelo troféu, a vender caríssimo cada derrota! Somos os maiores campeões de Minas Gerais e pretendemos ficar assim, então façam sua obrigação! Vençam nossos rivais, principalmente na hora da decisão! Melhorem seu aproveitamento! Somos uma torcida que valoriza o esforço, a garra, a raça, o comprometimento, então tenham essas qualidades que te apoiaremos! Se tentarem ao máximo, se lutarem, se derem sangue, garra, raça, continuaremos ao seu lado! Entrem em campo tão mordidos como nós estamos! Vocês nos proporcionaram a maior tristeza na vida de vários torcedores ano passado! Querem nosso apoio novamente? Lutem para nos dar nos proporcionar novas alegrias novamente! LUTEM PARA NOS DEVOLVER O NOSSO GALO!



Bruno Andrade
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário