quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Qual o seu tipo de apoio?

Após ouvir muita gente falando sobre apoio total ao time, apoio incondicional, decidi procurar no dicionário o sentido destas palavras:

Apoio
sm (lat ad+podiu) 1 Arrimo, base, esteio, fundamento; tudo que serve para amparar, firmar, segurar, sustentar. 2 Mec e Constr Base, assento, suporte, leito, sapata. 3 Amparo, auxílio, proteção, socorro. 4 Argumento, autoridade, prova, ou qualquer coisa que se autorize, ou se prove. 5 Aprovação, assentimento.

Incondicional
adj (in+condicional) Que não é condicional, que não depende de condições.

Total
adj m+f (lat totale) 1 Que forma um todo: Soma total. 2 Completo, inteiro: Prejuízo total. sm 1 Reunião de partes que formam um todo; o todo. 2 Resultado de uma adição; soma de várias parcelas.

   O meu tipo de apoio é o Apoio Socorro, pois o Galo parece muito precisar de socorro para sair desta incomoda zona de rebaixamento. Não posso mais da meu apoio incondicional, porque o incondicional não depende de condições, e minha condição é que não quero ex rivais no meu clube, quero o time no topo da tabela, e nunca mais quero a tristeza de estar na divisão errada do brasileirão. Não culpo quem apóia incondicionalmente, mas eu sonho com o Galo no topo outra vez e se não cobrarmos e colocarmos condições ao nosso apoio, ele pode sempre ficar onde está.

    O meu apoio total o time atual rejeita. Total como vimos é a soma, o todo entre torcida e time. Lembro-me de Taffarel e João Leite, de Luizinho e Cleber, de Paulo Roberto Prestes e Zanata, de Éder Lopes e Doriva, de Ramon e Marquinhos (o da década de 80) e Eder Aleixo, de Guilherme, Valdir, Marques, Gérson. Eram jogadores que quando cantávamos o hino, se agigantavam, se sentiam imbatíveis, enchia o peito e iam pra cima do adversário, vendiam a derrota caro. O time atual parece sentir medo à medida que cantamos alto, não está em sintonia com a torcida. Parece que se sente cobrado quanto mais alto cantamos, talvez seja a origem de alguns atletas de vir do outro lado da lagoa e não saberem como corresponder a torcedores tão apaixonados, vai saber.

     Não posso condenar quem dá apoio e grita em altos pulmões, eu ainda grito em frente à TV morrendo de saudades do Mineirão. O que sinto falta é de dar meu apoio incondicional e ter em campo um time que seja parte de um todo com a torcida, que brigue, que bique, que seja um galo forte e vingador e que tenha apoio total da torcida e que seja parte deste todo. Desta soma.





Bruno Andrade
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário